Frei Sebastião Benito Quaglio
Guardião Internacional do Carisma da Milicia da Imaculada.
História
Benito Quaglio, nasceu em 20 de julho de 1938, em Lendinara, na província de Rovigo, no norte da Itália. Entrou para o seminário dos Frades Menores Conventuais em 10 de outubro de 1951, com apenas 13 anos de idade. Após os votos de pobreza, obediência e castidade assumiu o nome de Frei Sebastião Benito Quaglio.
Em Pádua, na Itália completou os estudos de Filosofia, Bacharelado em Teologia e no Brasil se formou em Orientação Vocacional e Sociologia.
Sua ordenação sacerdotal foi no povoado de Lusia, Rovigo em 17 de abril de 1966. Celebrou sua primeira Missa, no Santuário Nossa Senhora de Monte Bérico em Vicenza – Itália, em 24 de abril de 1966.
Chegou ao Brasil em 29 de novembro de 1966, no primeiro dia da Novena em Preparação para a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Até hoje ele tem o compromisso, quase um pacto de amor com Nossa Senhora, e faz questão de rezar a Novena à Imaculada, todos os anos.
Trabalhou em várias Paróquias: Paróquia São Pedro, Taboão (SP); Paróquia Santa Edwiges, Rudge Ramos (SBC); Paróquia Nossa Senhora de Fátima (SBC); Comunidade da Paróquia Santa Rita de Jordanópolis (SBC) e Paróquia São Judas Tadeu (SBC). Assumiu a Paróquia Santíssima Virgem (SBC) em 4 de julho de 1974, onde foi pároco por mais de 4 décadas.
Contemporaneamente atendeu outras paróquias e trabalhou intensamente na Paróquia São João Batista no Riacho Grande (SBC), onde permaneceu por quase três anos.
Ainda como pároco da Paróquia Santíssima Virgem, fundou a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (hoje elevada a Paróquia) em uma grande favela, o DER (SBC). A Comunidade se desenvolveu rapidamente sob a liderança do Frei Sebastião e alguns leigos. Algum tempo depois a comunidade construiu uma grande e linda Igreja, sob a liderança e incentivo do Frei.
Nestas palavras de Dom Cláudio Hummes, podemos entender, um pouco, como foi a dedicação do Frei Sebastião:
“Entre tantos outros bons padres, Frei Sebastião sempre se destacou pelo intenso dinamismo pastoral e muita espiritualidade. Homem de oração e de muita ação., o Espírito Santo o iluminava – e ainda hoje com certeza o ilumina – no seu íntimo desejo de aproximar-se do povo, que lhe fora confiado na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo. Também em outras, quando o bispo, além da sua paróquia, lhe confiava simultaneamente o cuidado temporário de alguma outra que estivesse vaga. Seu objetivo era evangelizar, levar Jesus Cristo às pessoas em suas vidas, muitas vezes bem árduas e complicadas. Assim continua ainda hoje. O povo respondia e responde positivamente a este zelo e carinho pastoral”.
(Cardeal Arcebispo Dom Cláudio Hummes, bispo da Diocese de Santo André de dezembro de 1975 a maio de 1996).
“A Imaculada é a Visibilidade da Ternura de Deus”
O então jovem frei Sebastião, antes mesmo de ser ordenado sacerdote, nutria o desejo ardente de conhecer e mergulhar no mistério da Imaculada, o ser sem macha, toda bela, toda de Deus. Ela sempre foi o seu ideal de santidade e o modelo no qual desejava plasmar toda a sua vida espiritual.
Num momento de profunda contemplação, meditando o mistério da Trindade, viu na Imaculada a criatura que o levaria a compreender esse mistério de amor. Brotou, então, do seu coração apaixonado, esta oração que se apresenta como uma verdadeira espiritualidade, muito semelhante àquela que São Maximiliano intuiu e ofereceu como ideal de vida:
Ó Imaculada, Minha Mãe Celeste
Me faça milite segundo o coração de Jesus, para ser perfeito louvor de glória da Santíssima Trindade. Louvor de amor a ti.
Santíssima Trindade me entregue a Maria; que Ela me conduza, me santifique. Ela me leve ao céu perto de si, em Ti Deus de Ternura.
Pai Celeste, te peço um coração imenso capaz de abraçar todas as almas para levá-las a ti.
Verbo eterno, dá-me o teu rosto, faça de mim tua imagem vivente!
Espírito Santo, infunda-me a plenitude de teus dons!
Meu Deus, eu te louvo por aquela que é tua filha, tua Mãe, tua esposa! Tu a criaste excelsa! Maravilhosa!
Tu a fizeste nossa Mãe, a flor mais bela que a tua onipotência
poderia criar.
Nela te amo, Te glorifico, Te canto!
Faça-me capaz de amá-la, de conhecê-la!
Mostra-me a sua beleza, como só Tu podes fazer!
Deixe que Ela me conduza até ao mais íntimo Mistério do Teu amor!
Milícia da Imaculada
Frei Sebastião veio da Itália com o propósito de levar todos a conhecer o amor de Nossa Senhora para melhor acolher Jesus em seus corações. Ele viu no carisma da Milícia da Imaculada, obra iniciada por São Maximiliano Kolbe na Itália, a mesma espiritualidade e dinamismo missionário que desejava empreender.
Fundou, então a Milícia da Imaculada em 14 de novembro de 1987, incialmente em Santo André, no mesmo terreno do próprio convento. Com alguns leigos iniciou o desafiador trabalho com os meios de comunica social. A compra da primeira emissora de rádio foi um grande desafio: junto com Dom Claudio foi à Itália para angariar recursos e pouco conseguiram.
Com a ajuda de muitos leigos comprometidos pela causa da evangelização, animados e formados pelo Frei, foram feitas inúmeras campanhas na Diocese para a aquisição da emissora e, em poucos anos, a obra se desenvolveu admiravelmente, tornando-se a primeira grande rede Católica do Brasil. Várias outras rádios foram adquiridas pela Associação e muitas emissoras do Brasil se coligaram à Rede Milícia SAT, transmitindo a sua programação, hoje denominada Rede Imaculada de Comunicação que conta também com uma emissora de TV, e utiliza para evangelizar, todos os meios que a internet possibilita.
Instituto Missionários da Imaculada – Padre Kolbe
Com o crescimento da Rede e a necessidade de aprofundamento do carisma, chamou da Itália o Instituto Missionárias da Imaculada, padre Kolbe. As Missionarias reforçaram com muita dedicação e qualidade, o trabalho da Milícia. E mais uma vez, inspirado pelo Espírito Santo, foi propor ao fundador da Missionárias – Padre Luigi Faccenda, para iniciar o ramo masculino do Instituto. Depois de muito insistir, a proposta foi aceita e Frei Sebastião se tornou o cofundador do Instituto dos Missionários da Imaculada – padre Kolbe, fundado em 11 de fevereiro de 1995. Hoje são vários os sacerdotes (MIPK) que atuam em diversos lugares no Brasil.
“Às vezes temos que ser “meio loucos”, ousados, lutar pelo que queremos e acreditamos, senão, não conseguimos nada. As coisas não caem do céu, precisam ser conquistadas, o céu não é lugar de onde caem as coisas, o céu é a montanha, que a gente precisa escalar para alcançá-lo”.
(Frei Sebastião aos Missionários em 11 de fevereiro de 2016).
GUARDIÃO INTERNACIONAL
DO CARISMA DA MILÍCIA DA IMACULADA
Há poucos anos o Frei Sebastião recebeu o Título de Guardião Internacional do Carisma da Milícia da Imaculada. Ele mesmo explica seu compromisso a partir de então:
“A partir da nomeação de “Guardião do Carisma” emitida pela Presidência Internacional da M.I., senti a exigência de trabalhar na elaboração de um Projeto de Formação do Carisma, voltado para o aprofundamento de todos os mílites/consagrados, sejam eles da sedes locais, nacionais e em outros países, disponibilizando material formativo em vários idiomas...
Pensei, também, numa estrutura de “escola”, onde todos os interessados possam aprofundar-se no Carisma vivido na M.I., a partir de suas raízes e bases históricas; a fundamentação teológica, Mariana e Missionária, sob a ótica e inspiração de São Maximiliano Kolbe, com ênfase no Mistério da Imaculada, que o inspirou, tanto na missão quanto na entrega de sua vida por amor a Cristo e aos irmãos.
A “escola atenderá qualquer pessoa, leigo ou religioso, ou sacerdote, que tiver interesse em buscar subsídios na dimensão evangelizadora mariana da Igreja”.
No momento falta apenas a estrutura física ficar pronta. O conteúdo já está todo programado.
Atualmente, acompanha com a Formação os consagrados do Brasil, através da Santa Missa e através de palestras presenciais e online e das Redes Socias – Instagram, Facebook e YouTube.